Photobucket - Video and Image Hosting

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Um Woody Allen um pouco acima da média...

Woody Allen também fez seu filme sobre guerra. "A última noite de Boris Grushenko" tradução estúpida pra "Love and death". Qual brasileiro precisa decorar o sobrenome do Boris? Pior que essa só "Noivo neurótico, noiva nervosa" pra "Annie Hall". O filme é do início de sua carreira(1975), depois do óteemo "Dorminhoco"(já comentado aqui) e do seu grande sucesso "Noivo neurótico, noiva nervosa"(Oscar de melhor filme). O comediante neurótico interpreta o tal Boris, que vive de se questionar sobre questões filosóficas como Deus, amor, morte... No século XIX, na Rússia invadida por Napoleão, Boris é o palerma nérdico que é convocado pra lutar na guerra. Ele vai contra sua vontade e se envolverá em inúmeras atrapalhadas. Diane Keaton está ótima como a prima e grande amor da vida de Boris. O final é meigo!
O filme(como todos do diretor) é cheio de referências: Raskolnikov(protagonista de "Crime e Castigo" é citado no filme); closes no rosto Diane Keaton no final do filme que lembram "Persona" do Ingmar Bergman e também referências ao "O sétimo selo"; além de citações de filósofos como Spinoza.
Tem momentos divertidíssimos mas pra mim não está entre as melhores obras do diretor. Talvez, menos ruim que esse só "Melinda e Melinda".
Adicionar ao Meu Yahoo!
Assinar com Bloglines Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. mp3 blogs