O Sétimo Selo, Suécia, 1957.
Para a grande maioria das pessoas, quando se fala em Ingmar Bergman, o primeiro filme que vem em cabeça é "O Sétimo Selo". É considerada a grande obra-prima do diretor sueco, ainda que eu prefira os filmes mais autorais do diretor, como "Através do espelho". Um cavaleiro recém-chegado de uma Cruzada(o charmoso Max Von Sydow)topa o seguinte desafio: jogar xadrez com a Morte(Bengt Ekerot), se perder ela lhe leva. O filme narra a jornada desse cavaleiro driblando a morte por toda parte em plena Idade Média vencida pela peste. Bergman toca nos temas como desafios de ordem psicológica e teológica. Segundo o diretor em entrevistas, na época ele passava por vários questionamentos filosóficos. Daí veio a idéia para o filme que trata dos temas já citados. Com certeza o melhor filme sobre a época retratada!
Me identifico muito com a personagem de Gunnar Bjornstrand(ator preferido do diretor), o fiel escudeiro do cavaleiro, ateu e pessimista em relação à vida.
Curiosidade: A clássica cena em que a Morte leva consigo uma fileira de vítimas foi filmada de forma improvisada. Depois de um dia cansativo de filmagens, a luz ficou perfeita no alto da depressão. Como os atores já haviam ido embora, o diretor pegou desconhecidos que passavam no local, vestiu com roupas de época e filmou! Tudaaa!
2 Comments:
dooooooro esse 'cavalheiro' q dava cursos de boas maneiras aos medievais antes das guerras! uahauahuahauah!!! ,P
"O" filme sobre a idade média.
Postar um comentário
<< Home